terça-feira, 19 de abril de 2011

A Percussão UPF e a Comunidade!

Na última quarta- feira, dia treze de abril de dois mil e onze, o projeto "Percussão como possibilitador de integração da música com a comunidade" que já está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Percussão da FAC-UPF desde março desse ano, realizou uma oficina no pátio lateral a FAC próximo a capela. Entre os objetivos previstos estão o ''Ensino e União em tudo que estiver relacionado aos que quiserem se desafiar a aprender música...''
As aulas são ministradas tanto pelos acadêmicos do grupo quanto pelo Professor Sandro Cartier, que sonhou e colocou em prática essa forma de conexão entre a comunidade da região de abrangência da UPF com o curso de Música (Percussão). Os participantes, oriundos da comunidade, tem aula de instrumento (percussão) e também de noções básicas de teoria musical. Interessados entrar em contato pelo e-mail do grupo: musicaeidentidade@gmail.com
Veja nas fotos abaixo, a aula foi sobre o instrumento "Pandeiro Brasileiro" e progrediu com um dos participantes da comunidade e acadêmicos da Percussão:










segunda-feira, 18 de abril de 2011

Concertos Didáticos 2011!

Na terça feira do dia doze de abril de dois mil e onze, os alunos do Ensino Médio Integrado UPF, realizaram um recital no Laboratório de Percussão da FAC UPF. Este recital é o resultado da Oficina de Música realizada no Ensino Médio Integrado da UPF demonstrando a importância que esta instituição de ensino tem quanto a presença da música na escola. Todos os presentes puderam ter a oportunidade de entrar em contato com os objetivos  já falados em textos anteriores... em que não é apenas estar mostrando o trabalho para os convidados, mas sim estar proporcionando um ambiente possível de crescimento humano, sensível, cognitivo, estético e contextualizado a todos os envolvidos. Parabéns ao Ensino Médio Integrado UPF, alunos e todos seus professores.
Segue abaixo as fotos do recital






segunda-feira, 11 de abril de 2011

Recital para o Integrado! UPF

Em uma terça - feira do dia vinte e dois de março de dois mil e onze, o Grupo de Percussão FAC-
UPF pode fazer uma amostra do que andam ensaiando e aprofundando em seus conhecimentos
musicais, ao Ensino Médio Integrado - UPF, e já mostrando a ideia que está sendo elaborada para
continuar trazendo um público para não apenas assistir ou participar, mas conhecer um pouco
mais sobre o mundo da música percussiva.
O participar e integrar são duas palavras que andam abertamente denominando as propostas e
visões do Grupo que entre seus objetivos não é somente ser reconhecido pelo curso, habilidades
musicais ou pelas apresentações realizadas, mas como um centro de aprendizagem em que a
relação se consolida em: União e auxílio, ética, motivação e determinação. Lembrando é claro
que as mudanças ocorridas no processo de ensino de quem se desafiar a participar do Grupo, são
modificações que enfatizam a criticidade... porém de formas CONSTRUTIVAS, ajudando a tornar
não um mero aluno e sim um cidadão consciente de suas escolhas e dos motivos que o levam a
desempenhar um papel 'HUMANO-SOCIAL' cultivados e aprimorados pela música nas relações de
todos os envolvidos dentro e fora do referido projeto.

Interprete através das fotos abaixo, o que foi manifestado nesse dia:













sexta-feira, 18 de março de 2011

Cobertura da tarde de ensaio!


 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

Na terça-feira (15), o Grupo de Percussão FAC-UPF realizou um ensaio para um concerto que está sendo elaborado para o final do mês de Abril, cujo qual está para arrebatar muitas surpresas provindas da seriedade e foco nos ensaios.


Dedicação de ambas as partes, tanto da relação aluno/professor/aluno é o que podemos verificar. Desta relação, já podemos apontar algumas novidades quanto a repertório deixando alguma curiosidade quanto a novas amostras da preparação e em especial desta apresentação.

A tarde por sua vez, rendeu do erudito ao popular na mesma categoria de integridade na hora de tocar, e teve até expectador infantil, podendo entrar na sintonia e mostrando uma das preocupaçoes do Grupo que é estender a comunidade a possibilidade de conhecer e participar.
 
Abaixo podemos dar uma visualizada do que ocorreu nesse ensaio. digamos um ''aquecimento'' para uma grande estréia que está por vir daqui a aproximadamente 1 mês! (afinal, as imagens falam por si só, não é mesmo?)



domingo, 13 de março de 2011

Fazer Música... gerando atitude, respeito, ética...

   
Podemos caracterizar o Grupo não somente pelo título acima, mas por um grupo de eternos aprendizes desta arte abstrata e impalpavel baseada no conhecimento histórico, cientifico, humano... Neste sentido, parece que não estamos apenas em um ensaio de 'academia', e sim em um espetaculo real da vida de artistas (músicos) que estão a procura do engrandecimento musical que gira em torno de várias coisas, entre elas os prazeres do som e habilidades tecnicas especificas, sem nunca esquecer é claro, que inspirações são sempre o ''pontapé'' inicial.

Utilizam a alma e não apenas os movimentos para poder manusear instrumentos, isso deriva desde as épocas primitivas em que o homem não necessariamente teve usar da capacidade de criar o instrumento, mas ter a SENSIBILIDADE para reinventar os sons, os ritmos e um gosto que hoje é estudado por eles, ampliando e levando a todos que tomam a Música por paixão e por curiosidade, dois sentimentos que não só na arte musical andam juntos mas em qualquer manifestação artística cultural de nosso ser.

Foi então criado esse espaço, para poder não só mostrar as atualidades do que andam trabalhando e do que tem a acrescentar no conhecimento de cada um, mas como receber um apanhado de ideias e críticas, e poder ter uma conexão em diferentes populações que aqui visitarem, consequentemente gerando entre tantas outras coisas conhecimento, cultura...
Lembrando que a INOVAÇÃO sem perder a essência é também um traço forte do grupo em si, e é isso que estão buscando. Não desmerecer o que nossos ancestrais nos deixaram de QUALIDADE, porém nunca cansando de evoluir e aprofundar a Vanguarda Clássica, seja na parte técnica quanto na social, liberando a imagem que está sendo construida e VOCÊ ajudando nessa empreitada também.

Confira no link abaixo o 1° encontro Sul Brasileiro de Percussão, em que o grupo pode prestigiar e acima de tudo obter mais experiências ainda: